Un blog utilisant WordPress

Roadmap Nos recettes de cuisine, dans les rues du monde Nos galeries d'images, dans les rues du monde

Bali – turismoland

Posté le | 15 novembre, 2009 | Aucun commentaire

Um sonho realizado, mas também uma grande decepção.  A idéia que tinha de praias paradisíacas, desertas não existe. Mas se você for com o objetivo de fazer do surf ou mergulho 12 horas por dia ou entrar num super spa hotel vale a pena. Ir para fazer compras também vale a viagem. A maioria das praias são de pedra ou areia preta e todas tem um mundareu de vendedores ambulantes que vendem de tudo: de passeios de barco, massagem, colares, transporte, cangas, etc. Não se pode fechar os olhos e relaxar. As cidades de Candidasa, Tulabem, Amed, Lovina são simples ruas onde o turismo desenfreado cresceu desordenado e tudo é muito feio. Ubud, Kuta e Legian são turismoland. Um horror. Em Kuta as praias são bonitas, mas como no Recreio, sem mais. A cidade são lojas ao lado de camelos, ao lado de hotéis, ao lado de restaurantes.

Mas tivemos sorte. Em Candidasa achamos um bom restaurante de frente do mar onde comemos muito bem três vezes. A 20 minutos de bemo e mais 30 de caminhada, tem a única praia de areia branca que se chama « virgin beach»  e é realmente linda.

Em Amed caimos superbem numa pequenininha pousada onde a gerente-cozinheira me tirou o folego com pratos ma-ra-vi-lho-sos. E ainda mais o lugar é na frente da praia onde tem um imenso coral onde me senti no mundo de Nemo. Snorking e comer. Nada mais.

Lovina é uma M. Sem comentários. Ubud é pro shopping, mas Munduk na montanha é tudo de bom. Ainda mais que ficamos num super-hotel ecolo. Fiz um impressionante curso de cozinha, caminhamos com guias no meio das plantações de arroz, cravo, baunilha, café. Cada cachoeira. Os macaquinhos, esquilos, pássaros, tudo muito lindo. Apaixonei. O melhor é que fiz amizade com o chef do restaurante do hotel (no curso foi uma cozinheira) e trocamos experiência. Formas de cozinhar o aipim, o polvilho, ensinei à ele pratos da cozinha européia e ele meu deu várias dicas. Foi muito bom. O único lugar que eu indico em toda minha viagem. http://www.purilumbung.com/gallery.html

Não fomos a Lombok (malaria) e  a Nusa dua (que soube que também é muito turística). Mas sei que muita gente ama Bali. Tem que estar na mesma onda de vibração. Nós não estamos. Mas valeu como experiência. Não creio que voltaremos.

Commentaires

Laisser une réponse





Etre averti sans laisser de commentaire.